gnr-destacamento-territorial-de-portimao

GNR - Destacamento Territorial De Portimão

Guarda Nacional Republicana (GNR)

Faro, Portimão

GNR - Destacamento Territorial De Portimão

Guarda Nacional Republicana (GNR)

Contactos

Telefone: 282 420 750
Fax: 282 420 768
Endereço
Alto da Rainha, Avenida V6
8500-510 Portimão

Distrito de Faro, Concelho de Portimão

Horário

Tipo de Unidade: Destacamento Territorial, Posto Territorial.

Mapa

  Como Chegar Aqui
  desde:
 

SOBRE A GUARDA NACIONAL REPUBLICANA (GNR)

A Guarda Nacional Republicana (GNR) é uma força de segurança constituída por militares organizados num corpo especial de tropas, encarregado da segurança pública, da manutenção da ordem e da proteção da propriedade pública e privada em todo o território português, designadamente nas áreas mais rurais de Portugal Continental.

A GNR partilha as responsabilidades do policiamento de Portugal continental com a Polícia de Segurança Pública (PSP), cabendo a esta última a responsabilidade pelas grandes áreas urbanas e à Guarda, a responsabilidade pelas áreas rurais ou peri-urbanas.

Nos Açores e na Madeira está atribuído, também à PSP, o policiamento das áreas rurais, limitando-se a GNR a operar, essencialmente, nas áreas fiscal, de controlo costeiro e de proteção ambiental. Na fração habitada mais isolada do território de Portugal, a ilha do Corvo, a GNR é a única força policial permanentemente instalada, assumindo todas as responsabilidades policiais na ilha.

Uma das responsabilidades mais visíveis da GNR é a guarda cerimonial de vários edifícios públicos, como o Palácio de Belém - sede da Presidência da República -, o Palácio de São Bento - sede da Assembleia da República - e o Palácio das Necessidades - sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A GNR foi criada em 1801, como Guarda Real da Polícia, inspirando-se na Gendarmerie francesa.

fonte: Wikipédia