estacao-de-caminhos-de-ferro-de-barcelos

Estação de Caminhos de Ferro de Barcelos

Estações de Comboio

Braga, Barcelos

Estação de Caminhos de Ferro de Barcelos

Estações de Comboio

Contactos

Chamadas Nacionais
707 210 220
Endereço
Largo Marchal Gomes da Costa
4750 Barcelos

Distrito de Braga, Concelho de Barcelos



Descrição

Acessos e Ligações:
Ligação a autocarros
Serviço de táxis
Serviços CP disponíveis:
Bilheteiras com venda de bilhetes Alfa Pendular
Intercidades / Regional
Facilidades para passageiros com mobilidade condicionada:
WC adaptado
Serviços complementares disponíveis:
WC / Sala de Espera / Telefones públicos / Bar

Mapa

  Como Chegar Aqui
  desde:
 
SOBRE AS ESTAÇÕES DE COMBOIO

Uma estação de comboio é uma construção na qual passageiros podem embarcar ou desembarcar de comboio e/ou cargas podem ser carregadas e descarregadas. Usualmente consiste em pelo menos um edifício para passageiros (e possivelmente para cargas também) mais outras instalações associadas ao funcionamento da ferrovia.

As estações mais antigas costumavam ser construídas para ambas as necessidades: para passageiros e cargas (embora muito frequentemente havia um terminal de frete nas proximidades, mesmo em comunidades pequenas). Essa dualidade de propósito é menos comum hoje em dia, e em muitos casos, os terminais de carga são restritos às estações maiores. As estações são localizadas tanto no final de um trilho (neste caso dizemos que se trata de um terminal) quanto adjecentes à estes. Passarelas suspensas estão presentes usualmente para permitir aos passageiros um acesso fácil e seguro aos comboios . As plataformas de comboios podem estar conectadas por caminhos subterrâneos, pontes ou elevadores; estruturas direcionadas aos passageios, como abrigos, bilheterias e bancos podem ser encontradas nas plataformas ou (em estações maiores, com um prédio construído) na parte de circulação pública da estação.

Durante uma viagem, o termo parada é utilizado em avisos, para diferenciar uma interrupção na qual passageiros podem embarcar ou desembarcar do comboio, de uma interrupção devido à qualquer outro motivo, como uma troca de locomotiva.

Assim como prover serviços aos passageiros e facilidades para carregamento de cargas, as estações também contam com oficinas de manutenção de locomotivas (as quais usualmente contém estrutura para armazenamento e reabastecimento de locomotivas e ferramentário para pequenos reparos). Nos EUA, uma estação de trem que seja utilizada por diversas companhias de transporte ferroviário é eventualmente chamada de union station. Estações que compartilham o mesmo espaço físico com outros tipos de transporte, como ônibus, também são referidas como estações de integração.

fonte: Wikipédia

Ligações sugeridas:

Comentários e Opiniões